Metodologia da Pesquisa Científica: Revisão Bibliográfica




Revisão bibliográfica ou revisão da literatura é o nome dado ao processo de estudo das publicações científicas sobre uma área do conhecimento com o objetivo de atualizar o conhecimento do pesquisador sobre seu objeto de pesquisa e permitir estabelecer os fundamentos teóricos/práticos necessários para formular hipóteses e métodos que possam ser posteriormente testados.

As principais  etapas da revisão bibliográfica são:

  • Defina o tema e o problema de pesquisa: é importante definir o que você deseja buscar, para evitar que sua pesquisa perca o foco. Ao estabelecer coerentemente o tema e o problema de pesquisa, é possível limitar aquilo que deve ser buscado. Se você vai pesquisar sobre "Escravidão no Brasil", você pode descartar tudo o que não seja relacionado ao assunto.
  • Converta sua busca em descritores apropriados: ao definir seu tema e seu problema de pesquisa, é recomendado que você defina as palavras-chave (descritores) que utilizará para busca. Em geral, estas palavras-chave são baseadas na estrutura que você deseja dar para o fundamento teórico na sua pesquisa. Por exemplo, "Escravidão no Brasil" pode originar descritores como "Origem da Escravidão no Brasil", "Fim da Escravidão no Brasil", etc.
  • Utilize os descritores para buscar conteúdo em publicações científicas: sendo a pesquisa realizada de forma científica, as fontes de estudo devem ser também fontes científicas, de preferência analisadas e revisadas por outros pesquisadores. Por isto, evitam-se jornais, publicações, sites e outros tipos de conteúdos não-científicos e buscam-se artigos científicos, livros, relatórios técnicos e outros tipos de publicação. Deve-se ter cuidado em buscar as publicações mais atuais dentro da área de pesquisa (com no máximo 10 anos de idade), buscando-se privilegiar aquelas com maior fator de impacto.  Existem diversos mecanismos de busca que permitem pesquisar por material científico:
  • Organize os conteúdos de revisão de forma que possam ser consultados continuamente: a revisão bibliográfica é uma atividade que é realizada durante todo o processo de pesquisa. Desta forma, recomenda-se que os arquivos de revisão sejam guardados e organizados para facilitar a consulta constante. Alguns programas como o Mendeley permitem gerenciar adequadamente estes conteúdos.
  • Estruture os principais tópicos obtidos da revisão bibliográfica em um texto que lhe permita servir como referência à sua pesquisa: anote os principais tópicos da revisão em um texto sucinto mas adequado para prover à sua pesquisa os fundamentos teóricos necessários e permitir a consulta constante (lembre-se que a revisão bibliográfica tem como principio permitir você recordar os fundamentos da pesquisa e saber onde localizar uma determinada fonte quando necessário) . Posteriormente estas anotações deverão servir para a construção de um ou mais capítulos do seu trabalho acadêmico.

 >>>Leia mais sobre Metodologia da Pesquisa Científica




Procurando mais conteúdos ? Utilize o campo de busca abaixo



Recomendado para vc



Leia +





Você também deveria ler


Downloads Úteis: Adobe Acrobat PDF - VLC - Music and Video



O conteúdo da Revista Brasileira de Web é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, exceto quando especificado claramente em contrário. Este é um site de conteúdos diversos e dicas gerais e não substitui a consultoria de um profissional devidamente qualificado. Isto significa que os assuntos aqui abordados possuem caráter geral e podem não ser adequados no seu caso. Leia nossos Termos de Uso e Privacidade.

close
Facebook IconTwitter IconVisit Our Blog