Sentido próprio e figurado das palavras




Na Língua Portuguesa chamamos de sentido próprio ou literal de uma palavra ao seu sentido original, isto é, o sentido mais simples  e que não necessita da compreensão do contexto em que a palavra está inserida. Opõe-se ao sentido figurado que é a utilização de uma palavra em um sentido ampliado ou modificado, que não é o seu original, geralmente querendo salientar uma característica da palavra.  Assim, determinar o sentido da palavra em um determinado texto irá depender da análise do contexto onde a palavra está inserida. Por exemplo, vamos considerar a palavra gato:
  • O gato entrou pela cozinha. (sentido original: gato=animal. A palavra gato, normalmente, tem este sentido independente do texto ao qual pertence )
  • Disse Ana: Aquele rapaz é um gato! (sentido figurado: gato= bonito. O sentido da palavra gato está associada ao rapaz, dependendo da estrutura da frase na qual a palavra está inserida)
  • Ele é ágil como um gato (sentido figurado: gato=elemento ágil. Define-se em relação a "Ele" e depende da frase na qual a palavra está inserida).
Mais alguns exemplos ?
  • "Ontem comi um rapadura." (sentido original: rapadura= alimento) - "Isto é duro como uma rapadura." (sentido figurado: rapadura = coisa dura)
  • "Minha mãe foi trabalhar." (sentido original: mãe = função familiar) - "Ela é uma mãe para mim." (sentido figurado: mãe = pessoa gentil).

A técnica básica para diferenciar se uma palavra está no sentido literal ou figurado é retirá-la do texto e verificar se, sozinha, mantém o mesmo sentido no qual está sendo utilizado no texto. Caso sim, a palavra está no sentido próprio, senão está no sentido figurado.




Recomendado para vc



Leia +





Você também deveria ler


Downloads Úteis: Adobe Acrobat PDF - VLC - Music and Video



O conteúdo da Revista Brasileira de Web é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, exceto quando especificado claramente em contrário. Este é um site de conteúdos diversos e dicas gerais e não substitui a consultoria de um profissional devidamente qualificado. Isto significa que os assuntos aqui abordados possuem caráter geral e podem não ser adequados no seu caso. Leia nossos Termos de Uso e Privacidade.

close
Facebook IconTwitter IconVisit Our Blog