Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Metodologia da Pesquisa Científica: Revisão Bibliográfica




Revisão bibliográfica ou revisão da literatura

Processo de catalogação, organização e extração de dados das publicações científicas sobre uma área do conhecimento com o objetivo de atualizar o conhecimento do pesquisador sobre seu objeto de pesquisa e permitir estabelecer os fundamentos teóricos/práticos necessários para formular hipóteses e métodos que possam ser posteriormente testados.

Em termos práticos, a revisão bibliográfica tem como objetivo:

  • compreender o estado-da-arte sobre o tema em questão;
  • evitar o trabalho desnecessário sobre um determinado tema quando isto já foi desenvolvido por alguém;
  • evitar erros e problemas já solucionados preliminarmente por outras pessoas.

Etapas da Revisão Bibliográfica

As principais  etapas da revisão bibliográfica são:

  • Defina o tema e o problema de pesquisa com o intuito de estabelecer os limites da revisão bibliográfica: é importante definir os limites do que você deseja buscar, de modo a permitir que sua pesquisa não perca o foco. Se você vai pesquisar sobre "Escravidão no Brasil", você pode descartar tudo o que não seja relacionado ao assunto, mesmo que tenha a ver com "escravidão" ou com "Brasil".
  • Converta sua busca em descritores apropriados: ao definir seu tema e seu problema de pesquisa, é recomendado que você defina as palavras-chave (descritores) relacionadas ao seu tema de pesquisa. As palavras devem se relacionar tanto com o assunto principal, quanto com os tópicos dentro do assunto.  Por exemplo, "Escravidão no Brasil" pode originar descritores como "Origem da Escravidão no Brasil", "Fim da Escravidão no Brasil", "Processo de escravidão no Brasil", etc.
  • Utilize os descritores para buscar conteúdo em publicações científicas: sendo a pesquisa realizada de forma científica, as fontes de estudo devem ser também fontes científicas, de preferência analisadas e revisadas por outros pesquisadores. Por isto, evitam-se jornais, publicações, sites e outros tipos de conteúdos não-científicos e privilegiam-se artigos científicos, livros técnicos, relatórios técnicos e outros tipos de publicação. As buscas são, em geral, realizadas:
    • em bases de dados de publicação do estado-da-arte;
    • manuais e livros técnicos específicos e;
    • livros clássicos sobre o assunto em questão.
  • Deve-se ter cuidado em buscar as publicações mais atuais dentro da área de pesquisa (com no máximo 10 anos de idade - exceto quando as publicações são clássicas para o tema em questão), buscando-se privilegiar aquelas com maior fator de impacto.  Existem diversos mecanismos de busca que permitem pesquisar por material científico:
  • Organize os conteúdos de revisão de forma que possam ser consultados continuamente: a revisão bibliográfica é uma atividade que é realizada durante todo o processo de pesquisa. Desta forma, recomenda-se que a literatura catalogada seja guardada e organizada para consulta constante. Isto pode ser feito de forma simplificada pela criação de uma pasta que guarde os documentos em ordem alfabética, pelo uso de uma planilha (que armazene nome da publicação, autor, ano, páginas usadas para referência, etc.) ou por programas mais qualificados como o Mendeley.
  • Estruture os principais tópicos obtidos da revisão bibliográfica em um texto que lhe permita servir como referência à sua pesquisa: anote os principais tópicos da revisão em um texto sucinto mas adequado para prover à sua pesquisa os fundamentos teóricos necessários e permitir a consulta constante (lembre-se que a revisão bibliográfica tem como principio permitir você recordar os fundamentos da pesquisa e saber onde localizar uma determinada fonte quando necessário) . Posteriormente estas anotações deverão servir para a construção de um ou mais capítulos do seu trabalho acadêmico.
  • Se você é o orientador mantenha o controle sobre a revisão do seu aluno: evite deixar ao aluno o controle da revisão bibliográfica. Alguns estudantes são especialistas em utilizar revisão bibliográfica incoerente ou inexistente apenas para popular sua bibliografia. Sempre exija que seu orientando mantenha uma lista das revisões bibliográficas e de onde retirou (página e parágrafo específico) o conteúdo utilizado.

 

Usando as referências bibliográficas

  • Componha o texto de referência da sua pesquisa. Sempre privilegie compor o texto com suas palavras (ao invés de citar literalmente), mas cite a fonte de onde saiu a ideia.
  • Informações de senso comum ou de domínio público, podem ser citados sem necessidade de referência a algum autor.
  • O texto de referência de pesquisa em geral possui o seguinte formato:
    • Definição da literatura sobre o problema em questão;
    • Contexto do problema;
    • Possíveis hipóteses já desenvolvidas pela literatura científica;
    • Descrição pormenorizada das hipóteses já testadas no estado-da-arte;
    • Possíveis conflitos de hipóteses.


Para citar este artigo

MESTRE CIENTÍFICO. Metodologia da Pesquisa Científica: Revisão Bibliográfica.Mestre Científico. Disponível em http://www.revistabw.com.br/mestrecientifico/revisao-bibliografica/. Criado em: 26/12/2014. Última atualização: 12/01/2015. Visitado em: 01/03/2015


Procurando mais conteúdos ? Utilize o campo de busca abaixo




Leia +



Você também deveria ler


Downloads Úteis: Adobe Acrobat PDF - VLC - Music and Video


O conteúdo do Mestre Científico é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, exceto quando especificado claramente em contrário. Leia nossos Termos de Uso e Privacidade.