Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Android: Conceitos Iniciais



Android

Sistema operacional open-source desenvolvido pelo Google e   baseado em Linux para uso em dispositivos móveis.


Histórico

  • A plataforma foi inicialmente divulgada em 5 de novembro de 2007.
  • Inicialmente Android foi desenvolvido pelo Google, mas atualmente  é mantido pela OHA (Open Handset Alliance - http://www.openhandsetalliance.com),um grupo de empresas que suporta o sistema.

Criando seu primeiro aplicativo: "Olá Mundo"

Para desenvolvimento em Android é necessária a utilização do Android Studio, cujo download pode ser realizado em https://developer.android.com/studio/. A linguagem oficial de programação do Android Studio é a linguagem Java.  Desta forma é necessária a instalação da máquina virtual da linguagem.

Após instalar o Android Studio, você pode iniciar a ferramenta. Para isto clique sobre o ícone:

Será aberta então a seguinte caixa de diálogo:

Inicialmente clique em Start a new Android Studio project. Será aberta a configuração do projeto inicial:

Coloque o nome desejado para seu aplicativo em Application name. Clique em Next.

Será aberta nova janela. Configure o dispositivo de acordo com sua conveniência (se não souber, inicialmente selecione Phone and  Tablet)e clique novamente em Next.

A próxima janela exibirá lista de atividades para desenvolvimento de seu aplicativo Android. Inicialmente clique em EmptyActivity e clique em Next.

Na próxima etapa, defina o nome da sua atividade assim como o nome do layout (que é um arquivo XML para representar a tela da aplicação). Clique então em Finish.


Serão então abertos os recursos para desenvolvimento do seu aplicativo.

Note que há duas abas de interesse: (1) a aba layout (activity_ola_mundo.xml neste caso) e a (2) aba com código em Java (no caso OlaMundoActivity.java):

Inicialmente vamos entender a aba layout. Ao clicar na aba, serão abertas as ferramentas e interface do aplicativo. Selecione a opção TextView em Palette:

Arraste para a tela da interface:

Agora clique sobre o TextView da tela do aplicativo. Serão abertas as características do TextView. Digite então o texto que desejar:

Agora executaremos o aplicativo. Clique na opção de Run App na barra de ferramentas.

Na primeira execução será necessário criar um dispositivo virtual para executar os testes do aplicativo. Ao clicar em Run App será aberta a seguinte janela:

Clique na opção Create New Virtual Device. Na próxima janela escolha o dispositivo de interesse. Clique em Next.

Escolha então a versão do Android conveniente.

Defina as configurações finais e clique então em Finish.

A configuração do dispositivo será armazenada de modo que todas as vezes que for necessário testar o aplicativo basta clicar em Run app, selecionar o dispositivo e clicar em OK.

O aplicativo será então exibido:



Para citar este artigo

REVISTABW. Android: Conceitos Iniciais.Revista Brasileira de Web: Tecnologia. Disponível em http://www.revistabw.com.br/revistabw/android-conceitos-iniciais/. Criado em: 22/08/2017. Última atualização: 26/08/2017. Visitado em: 14/09/2017


Procurando mais conteúdos ? Utilize o campo de busca abaixo



Leia +



Você também deveria ler


O conteúdo da Revista Brasileira de Web é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, exceto quando especificado claramente em contrário. Este é um site de conteúdos diversos e dicas gerais e não substitui a consultoria de um profissional devidamente qualificado. Isto significa que os assuntos aqui abordados possuem caráter geral e podem não ser adequados no seu caso. Leia nossos Termos de Uso e Privacidade.