Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Linux: Usando LILO (LInux LOader)



LInux LOader (LILO)

Sistema utilitário  com a função de carregar o kernel do sistema Linux na memória e inicializá-lo. Foi o principal sistema de inicialização para SOs Linux, ainda que tenha perdido espaço para o GRUB.


Partes do LILO

O LILO é estruturado em duas partes:

  1. Carregador de boot: esta parte é estruturada em duas etapas: A primeira fase é um conjunto de código localizado no MBR do disco e inicializado pelo boot da BIOS do sistema. Como o setor de boot de um disco é pequeno, a primeira fase tem como função apenas inicializar a segunda fase, que está localizada em outra parte do disco. Esta fase apresenta a interface para o usuário selecionar as opções de kernel desejadas e, após selecionar o kernel desejado, permitir que o kernel seja carregado para a memória.
  2. Comando LILO: esta parte é utilizada para instalar e configurar o LILO. Esta parte é baseada em um arquivo de configuração que descreve todas as informações para uso do carregador de boot.

Comandos do carregador de boot

Quando LILO é iniciado, ele apresenta o seguinte prompt:

LILO:

Se você pressionar a tecla TAB, irá aparecer uma lista dos kernels disponíveis.  Uma das imagens conterá um asterisco (*) ao lado do nome, o que significa que é o kernel padrão. Na maioria dos sistemas, se você não selecionar um kernel, após algum tempo de espera o LILO iniciará o computador pelo sistema considerado como padrão.


Comandos do LILO

O arquivo de configuração do LILO está localizado, em geral, em /etc/lilo.conf. Ao fazer qualquer alteração no arquivo é necessário chamar /sbin/lilo ou lilo como root.

Ao abrir o arquivo, você deverá ver diversas opções de configuração. As principais:

boot

Determina onde o LILO será instalado. Em geral, ao se utilizar /dev/sda (ou /dev/hda em um HD IDE), ele é instalado no MBR do HD. No caso de múltiplas instalações, apenas um deles deverá ter o LILO gravado no MBR.

vga

Resolução do frame-buffer. Você pode selecionar:

  • vga=normal (modo texto padrão)
  • vga=785 (para 640 x 480)
  • vga=788 (para 800 x 600)
  • vga=791 (para 1024 x 768)
timeout

Tempo de espera antes de entrar no sistema padrão.  O valor mínimo é de 1 (que faz com que espere 0.1 segundo) até o valor máximo de 30000 (3.000 segundos).



Para citar este artigo

REVISTABW. Linux: Usando LILO (LInux LOader).Revista Brasileira de Web: Tecnologia. Disponível em http://www.revistabw.com.br/revistabw/linux-lilo/. Criado em: 26/10/2017. Última atualização: 26/10/2017. Visitado em: 23/11/2017


Procurando mais conteúdos ? Utilize o campo de busca abaixo



Leia +



Você também deveria ler


O conteúdo da Revista Brasileira de Web é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, exceto quando especificado claramente em contrário. Este é um site de conteúdos diversos e dicas gerais e não substitui a consultoria de um profissional devidamente qualificado. Isto significa que os assuntos aqui abordados possuem caráter geral e podem não ser adequados no seu caso. Leia nossos Termos de Uso e Privacidade.