Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Python: Sintaxe Básica



Para criarmos um script (programa) em Python há duas formas:

  • Criarmos um arquivo texto com com um nome qualquer e a extensão .py.
  • Abrir o programa IDLE e clicar em FileNew Window.

Será aberta uma nova janela na qual o código poderá ser escrito. Para salvar o código, você deverá salvar com um nome qualquer. py em Save As. Após um documento ter sido criado uma primeira vez, basta apenas clicar em Save quando precisar salvar o documento.


Iniciando codificação

Ao contrário de outras linguagens de programação, Python não demanda uma função inicial ou semelhante. Isto significa que você pode digitar as instruções diretamente conforme a necessidade. Vamos utilizar o IDLE para demonstrar isto. Crie um novo documento, chame-o de "teste.py" e insira o seguinte código:

Agora vamos executar o programa. Salve o código com File > Save. Clique agora em Run > Run Module, clique em OK. Se tudo deu certo, o resultado deve aparecer na tela original do IDLE.


Comando print

O comando print, como vimos anteriormente, possui como objetivo exibir, na tela, uma informação ao usuário.  Se quisermos exibir qualquer texto, ele deverá estar entre aspas.

Por exemplo, inclua mais uma linha no final do seu programa:

Agora execute seu programa novamente.

Se quisermos exibir qualquer valor numérico, não precisaremos das aspas. Inclua mais uma linha no final do seu programa:

Execute seu programa novamente.


Variáveis e constantes

Python trabalha com variáveis e constantes de forma semelhante a outras linguagens de programação. Algumas considerações devem ser levadas em conta:

  • Não há distinção entre variáveis e constantes. Isto significa que a única diferença técnica é que a constante não deve mudar seu valor durante o programa.
  • Você pode criar uma variável com qualquer nome. Em especial, evita-se o uso de caracteres especiais ou o uso apenas de números.
  • Não é necessário declarar o tipo das variáveis. No entanto, para evitar possíveis conflitos, se uma variável utiliza um tipo de dado, deve-se evitar sua combinação com variáveis de outros tipos.

Vamos realizar alguns exemplos. Inclua no final do seu programa:

a = 1
b = 1
c = a + b
print c

Execute o seu programa.

Substitua os valores de a e b por outros valores e vá executando seu programa para ver as alterações.


Operações matemáticas

Python suporta a maior parte das operações matemáticas. Nesta lição veremos as operações principais. Vá à penúltima última linha do seu programa (c = a + b) e substitua (+) por outras operações (conforme os símbolos abaixo), executando o programa para ver as alterações. Outras operações incluem:

  • Subtração: -
  • Multiplicação: *  
  • Divisão: /
  • Resto de uma divisão: %

Exemplo de alteração:

Exemplo de resultado:


Entradas do usuário

Python permite que o usuário possa inserir seus dados em um determinado programa. Isto é realizado através do comando input ("Texto a ser exibido ao usuário"). Por definição, quando usarmos o comando input, o programa aguardará que o usuário digite o valor esperado. Apenas  após o usuário digitar o que é solicitado, o programa continuará sua execução.

Se solicitamos que o usuário digite um dado, muito provavelmente usaremos este dado para fazer um processamento. Desta forma, um input sempre deve ser associado a uma variável.

Por exemplo, vamos incluir as seguintes linhas no final do nosso código:  

Execute o programa. O programa solicitará que o usuário digite o primeiro valor. Digite o valor que quiser e clique em ENTER. Em seguida o programa solicitará que o usuário digite o segundo valor. Digite outro valor que quiser e clique em ENTER. Ao clicar em ENTER, o resultado será mostrado na tela.



Para citar este artigo

REVISTABW. Python: Sintaxe Básica.Revista Brasileira de Web: Tecnologia. Disponível em http://www.revistabw.com.br/revistabw/python-sintaxe-basica/. Criado em: 22/07/2016. Última atualização: 29/07/2016. Visitado em: 24/11/2017


Procurando mais conteúdos ? Utilize o campo de busca abaixo



Leia +



Você também deveria ler


O conteúdo da Revista Brasileira de Web é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, exceto quando especificado claramente em contrário. Este é um site de conteúdos diversos e dicas gerais e não substitui a consultoria de um profissional devidamente qualificado. Isto significa que os assuntos aqui abordados possuem caráter geral e podem não ser adequados no seu caso. Leia nossos Termos de Uso e Privacidade.