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SEO: Conceitos Iniciais



Search Engine Optimization (SEO)

Em português Otimização de Mecanismo de Busca. Conjunto de técnicas e otimizações  para que um site ou determinado conteúdo na Internet ou na Web seja mais facilmente visualizado, divulgado e promovido, em especial, para mecanismos de busca.


Search engine marketing (SEM)

Forma de marketing na Internet ou na Web que envolve a promoção de sites e conteúdos pelo aumento de sua visibilidade em resultados de mecanismos de busca. Em geral, o processo envolve a adoção de propaganda paga e a análise do público-alvo do site ou produto em questão.


Search engine results page (SERP)

Páginas retornadas por um mecanismo de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.) em resposta a uma ou mais palavras buscadas por um determinado usuário.


Relevância

Relevância é o nome dado ao conjunto ordenado de resultados oferecidos em uma SERP. Cada sistema de busca possui seus próprios algoritmos para definir a ordem entre os resultados.

Atualmente praticamente todos os mecanismos de busca são sistemas automatizados que indexam páginas da Web e organizam estes sites por relevância de acordo com palavras-chave. Isto significa que um conteúdo pode ter uma determinada relevância para uma palavra chave e uma relevância maior ou menor para outra. A combinação das relevâncias da combinação de todas as páginas vinculadas a uma palavra-chave servirá para compor uma SERP quando um determinado usuário fizer a busca por aquela palavra-chave.

A base do sistema PageRank utilizada originalmente pelo Google ordenava os resultados de uma SERP através da quantidade de links(citações) de outras páginas para um determinado conteúdo em questão.  Por exemplo, se um usuário busca-se a palavra "Maria" e os websites "Site do João" e "Site do José" tivessem conteúdo relacionado a Maria, para determinar qual dos dois sites apareceria primeiro, seriam verificados quantos sites de terceiros citariam estes sites. Se a página "Site do João" tivesse 25 referências e "Site do José" tivesse 30, o Site do José apareceria primeiro do que o Site do João.

É senso comum que ao utilizar mecanismos de busca, os usuários não passam da primeira página de resultados e, em geral, verificam os cinco primeiros sites dos resultados. Pode-se distinguir assim que as técnicas de SEO têm como objetivo principal colocar um determinado site ou conteúdo na primeira SERP retornada e preferencialmente nas primeiras posições de busca.


Limitações do uso de SEO

A utilização de recursos de SEO traz diversas limitações:

  • Competição: atualmente a Internet e a Web possuem bilhões de conteúdos e isto deverá continuar crescendo. Desta forma, SEO não é um conjunto de técnicas utilizado uma única vez, mas precisa constantemente acompanhar o comportamento dos sites e o surgimento de possíveis concorrentes ao longo do tempo.  Seu conteúdo pode ser o primeiro site para um determinado mecanismo de busca e, na semana seguinte, cair diversas posições.
  • Não existe técnica perfeita: mecanismos de busca modernos adotam diversas combinações de algoritmos para estabelecer relevância. Isto significa que não há técnica perfeita de SEO. Além disto, pequenas modificações que as empresas criadoras de mecanismos de busca façam em seus algoritmos podem rebaixar o seu site por motivos desconhecidos.
  • A Internet e a Web é dinâmica: atualmente os mecanismos de busca mais utilizados são o Google, Bing  e Yahoo. No entanto, em alguns anos, estes sites podem não mais existir ou perder sua importância, enquanto outros podem surgir ou aumentar sua importância. Por isto é sempre importante acompanhar quais os mecanismos de busca mais utilizados pelo seu público-alvo.


Para citar este artigo

REVISTABW. SEO: Conceitos Iniciais.Revista Brasileira de Web: Tecnologia. Disponível em http://www.revistabw.com.br/revistabw/seo-conceitos-iniciais/. Criado em: 08/08/2017. Última atualização: 08/08/2017. Visitado em: 16/09/2017


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