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SEO: Modificações na página



Neste conteúdo apresentaremos as possíveis modificações que podem ser realizadas em páginas específicas de um site para melhorar sua visibilidade para mecanismos de busca.

Nas recomendações abaixo utilizaremos como exemplo um site chamado "Site do João" que possua três páginas:

  • Tradições nordestinas
  • Comida nordestina
  • Tempo na Bahia

1. Palavras-chave na tag <title>

Os títulos dos seus conteúdos devem relevantes e objetivos. Desta forma, a tag <title></title> de uma determinada página do seu site deve identificar de forma coerente o que será exposto.

  • O título deve resumir a página: isto é, para cada página do seu site, o título deve descrever adequadamente o conteúdo da página.

Por exemplo, no Site do João, não use em suas páginas:

<title> Site do João </title>

Ou:

<title> www.sitedojoao.com<title>

Ou ainda pior:

<title> default<title>

<title> index<title>

Em cada página coloque os conteúdos específicos:

<title> Tradições Nordestinas<title>

<title> Comida Nordestina </title>

<title> Tempo na Bahia </title>

Ou ainda:

<title> Site do João - Tradições Nordestinas<title>

<title> Site do João - Comida Nordestina </title>

<title> Site do João - Tempo na Bahia </title>

(nestes últimos exemplos, mantenha o nome do site na primeira parte e o nome da página na segunda parte)

  • Não ultrapasse 50 caracteres: tanto quanto possível, evite ultrapassar 50 caracteres no seu título. Mecanismos de busca possuem limitação de caracteres e caso o título ultrapasse o limite, ele será cortado nos resultados.

2. Utilize palavras-chave em sua URL

Se você possui controle de sua URL, utilize as palavras mais relevantes do seu conteúdo em sua URL.

Em nosso exemplo do Site do João utilizar URLs como:

www.sitedojoao.com/pagina1

www.sitedojoao.com/post123

www.sitedojoao.com/12/11/17/111

É menos apropriado do que:

www.sitedojoao.com/tradicoesnordestinas

www.sitedojoao.com/comidanordestina

www.sitedojoao.com/temponabahia


3. Analise a Densidade das Palavras-Chave da sua Página


4. Utilize as tags <meta>

As tags meta são marcações HTML utilizadas pelas páginas para apresentar um resumo e as características do seu conteúdo. Estes elementos não aparecem na página em si, mas são visíveis aos buscadores que, em muitos casos, apresentam os apresentam nos resultados. As tags meta localizam-se dentro das marcações <head></head> do código HTML da página.

Meta Description (meta name="description")

Apresenta um resumo sobre o conteúdo da página. Por exemplo:

 <meta name="description" content="Esta página apresenta  conteúdo sobre cultura nordestina." />

Meta Keywords (meta name="keywords")

Apresenta as palavras-chave vinculadas ao conteúdo. Não utilize palavras-chave não vinculadas ao conteúdo. Por exemplo:

<meta name="keywords" content=" cultura nordestina, bahia"/>


5. Utilize combinações de palavras

Sempre preferencie a combinação de palavras. Por exemplo, se você criar uma página sobre iPhone, muito provavelmente sua relevância será muito baixa, já que existem milhares de concorrentes no mesmo segmento. Porém se você utilizar iPhone verde em sua página, você reduzirá o escopo de possíveis usuários, porém se tornará muito mais relevante dentro deste segmento. Lembre-se que quanto mais combinações utilizar, mais reduzido se torna o público-alvo, porém provavelmente mais relevante. É importante manter um certo equilíbrio entre o tamanho do público-alvo" e as "combinações de palavras".

No nosso exemplo acima, a página "Comida Nordestina" do Site do João provavelmente terá muitos concorrentes (o Google apresenta 400.000 resultados para esta palavra chave). Mas se a página contém o conteúdo "Comida Nordestina Bobó de Camarão", o número de concorrentes cai para 60.000.


6. Crie links internos para suas páginas

Mecanismos de busca tendem a abrir os links de uma página para indexar as páginas relacionadas. Em Conceitos Iniciais  vimos que um dos itens de relevância de um site é a quantidade de links externos que apontam para o site. Links internos não colaboram para isto mas servem para que o mecanismo de busca possam indexar corretamente todas as páginas do seu site.

No nosso exemplo do site do João, ele possui três páginas: 

  • Tradições nordestinas
  • Comida Nordestina
  • Tempo na Bahia

Se um site externo aponta para Comida Nordestina, muito provavelmente quando um mecanismo de busca cadastrar este site externo, ele irá também cadastrar o Comida Nordestina. No entanto, se outras páginas não apontarem para Tradições Nordestinas e Tempo na Bahia o buscador não cadastrará estas páginas. Desta forma, se a página Comida Nordestina possuir links internos para Tradições Nordestinas e Tempo na Bahia, mesmo que não haja um site externo apontando para estas páginas, ainda assim elas serão cadastradas.



Para citar este artigo

REVISTABW. SEO: Modificações na página.Revista Brasileira de Web: Tecnologia. Disponível em http://www.revistabw.com.br/revistabw/seo-modificacoes-pagina/. Criado em: 08/08/2017. Última atualização: 08/08/2017. Visitado em: 15/09/2017


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