Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Telecomunicações: Ondas eletromagnéticas



Onda eletromagnética (OEM)

Onda eletromagnética é uma forma de energia da Natureza formada pela combinação de um o campo elétrico E e o campo magnético B variando no tempo e no espaço.


Características

  • Uma OEM se propaga no vácuo na velocidade da luz.
  • Frente de onda: região do espaço que reúne todos os pontos de uma onda que estão em fase e a um mesmo número de comprimentos da onda fonte.
  • O comprimento da onda (em m) é dado por : \Large\lambda=\frac{c}{f}, onde  \lambda é o comprimento da onda (em metros),  c é a velocidade da luz e  f é a frequência da onda em Hz.
  • O campo elétrico e o magnético são perpendiculares à direção de propagação, o que significa que são ondas transversais
  • Considerando uma fonte isotrópica (que irradia uniformemente para todas as direções),  as OEMs se espalham de modo que a densidade da potência é inversamente proporcional ao quadrado da distância. Nestes casos, o enfraquecimento da OEM é um fenômeno geométrico dado por :

\Large{P}=\frac{P_t}{4\pi{r}^2}

Onde P é a densidade da potência à distância r (em W/m^2), r é a distância da origem da emissão e da frente de onda e P_t é a potência transmitida.

  • Intensidade do campo eletromagnético: a intensidade de campo é dada por:

\Large{E}=\frac{\sqrt{30P_t}}{r}

Onde  P_t é a potência em W, E a intensidade do campo elétrico (em V/m) e r a distância entre a origem a a frente de onda.


Histórico

As ondas eletromagnéticas primeiramente foram previstas teoricamente por James Clerk Maxwell (1831-1879) e depois confirmadas experimentalmente por Heinrich Hertz (1857-1894).


Caracterização da onda eletromagnética

Uma onda eletromagnética é caracterizada por:

  • Fase \phi
  • Frequência f ou comprimento da onda \lambda
  • Intensidade  P
  • Banda de frequência BW
  • Polarização e grau de polarização S.

Comunicação utilizando ondas eletromagnéticas

A comunicação utilizando OEM é realizada através da adoção de uma estação emissora e uma ou mais estações receptoras. A estação transmissora é composta por um transmissor (Tx) que gera energia de radiofrequência que é conduzida a uma antena que transforma a  energia em uma OEM. A estação receptora deve possuir uma antena que extrai parte da energia da OEM e transforma em energia de RF que é enviada ao receptor para uso.



Para citar este artigo

REVISTABW. Telecomunicações: Ondas eletromagnéticas.Revista Brasileira de Web: Tecnologia. Disponível em http://www.revistabw.com.br/revistabw/telecomunicacoes-ondas-eletromagneticas/. Criado em: 29/09/2015. Última atualização: 05/07/2017. Visitado em: 28/09/2017


Procurando mais conteúdos ? Utilize o campo de busca abaixo



Leia +



Você também deveria ler


O conteúdo da Revista Brasileira de Web é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, exceto quando especificado claramente em contrário. Este é um site de conteúdos diversos e dicas gerais e não substitui a consultoria de um profissional devidamente qualificado. Isto significa que os assuntos aqui abordados possuem caráter geral e podem não ser adequados no seu caso. Leia nossos Termos de Uso e Privacidade.