Navegação por Satélite: Características dos sinais




  • Os satélites GNSS transmitem continuamente, sobre a superfície terrestre,  sinais de navegação em duas ou mais frequências na banda L.
  • Os sinais contém códigos e dados de navegação que permitem que um receptor de um determinado usuário possa calcular o tempo de viagem do sinal entre satélite e o receptor.

Componentes dos sinais GNSS

Sinais dos principais GNSS são compostos por:

  • Onda Portadora : sinal sinusoidal de radiofrequência dado em uma determinada frequência. Convenientemente são utilizadas frequências da banda L.
  • Ranging Code: sequências de 0s e 1s (zeros e uns), que permitem ao receptor determinar o tempo de viagem do sinal de rádio do satélite ao receptor. São chamadas de códigos Pseudo-Random Noise (PRN) .
  • Dados de navegação: mensagem que fornece informações sobre as efemérides dos satélites, parâmetros de relógio, almanaque, estado de saúde dos satélites e outras informações complementares.

Para citar este artigo

REVISTABW. Navegação por Satélite: Características dos sinais.Revista Brasileira de Web: Tecnologia. Disponível em https://www.revistabw.com.br/revistabw/caracteristicas-dos-sinais-gnss/. Criado em: 16/02/2018. Última atualização: 24/07/2018. Visitado em: 21/08/2018


Procurando mais conteúdos ? Utilize o campo de busca abaixo



Leia +



Você também deveria ler


O conteúdo da Revista Brasileira de Web é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil, exceto quando especificado claramente em contrário. Este é um site de conteúdos diversos e dicas gerais e não substitui a consultoria de um profissional devidamente qualificado. Isto significa que os assuntos aqui abordados possuem caráter geral e podem não ser adequados no seu caso. Leia nossos Termos de Uso e Privacidade.